domingo, 1 de janeiro de 2012

HORTA COMUNITÁRIA DO MORRO DA COROA

HORTA GARANTE RENDA EXTRA A MORADORES DO MORRO DA COROA

Redação SRZD | Rio+ | 24/07/2009 13h01


Moradores do Morro da Coroa, em Santa Teresa, estão colhendo os frutos de seu trabalho. Há cerca de dois anos, um grupo de quatro pessoas se reuniu e criou uma Horta Comunitária. A atividade, que faz parte do projeto Hortas Comunitárias nas Favelas do Bairro de Santa Teresa, se tornou uma das fontes de renda de hortelãos orgânicos, artesãos, bordadeiras, costureiras e cozinheiras. 
A iniciativa será ampliada pelos voluntários em outras comunidades. Construído de acordo com as técnicas de cultivo orgânico, o espaço possui plantas medicinais, legumes, verduras, temperos e adubos. Para aprender métodos de plantio e a utilizar o lixo doméstico não processado no preparo da compostagem - técnica aplicada para


controlar a decomposição de materiais orgânicos -, cerca de 10 moradores do morro participaram de cursos de capacitação com profissionais qualificados. O projeto também incentivou a mudança de hábitos alimentares, por meio da sustentabilidade e da economia solidária.


O sucesso da horta é a conquista da comunidade, que aprendeu ainda a preservar o meio ambiente. A equipe do programa social já está preparando a implantação de uma horta comunitária no Morro dos Prazeres. A ideia é sensibilizar os moradores do local para que se conscientizem sobre a importância do espaço na melhoria da qualidade de vida. Os hortelãos da Coroa também participarão dessa ação social, capacitando os futuros beneficiados.


"Os primeiros momentos do projeto são a formação e a qualificação. A meta é melhorar o meio ambiente das comunidades. Trabalhamos por prazer e amor e contamos com a colaboração de organizações não governamentais e da iniciativa privada. No Morro da Coroa, transformamos um terreno baldio, onde era depositado lixo, em uma horta comunitária. Queremos ajudar outras comunidades de Santa Teresa nessa ação", explicou a médica aposentada Carmen Reis, uma das criadoras da horta.


Aos 65 anos, Áureo Efigênio Nascimento enxerga a iniciativa como uma maneira de auxiliar todos os moradores do Morro da Coroa, onde mora há 40 anos. Depois de várias tentativas, o serralheiro teve a ajuda de voluntários para realizar o sonho de implantar uma horta comunitária. Mesmo já tendo concluído as capacitações, que duram três meses, Áureo continua frequentando, junto com seus companheiros de cultivo, reuniões sobre o uso de plantas medicinais.


"A horta beneficia toda a comunidade, já que vendemos os alimentos a preços baixos. Além de legumes e verduras, plantamos cerca de 48 espécies de plantas medicinais. Tudo que cultivamos é vendido ou transformado em doces. Nada é desperdiçado. Aproveitamos o espaço da horta para comercializar também os artesanatos de nossas ajudantes", afirmou Áureo.


A Horta Comunitária do Morro da Coroa fica na Rua Navarro, nº 1139 (acesso pela Rua Ponina), em Santa Teresa. A venda de produtos orgânicos e artesanato acontece às terças, quartas e sextas, das 8h às 12h. Os interessados em colaborar com o projeto Hortas Comunitárias nas Favelas do Bairro de Santa Teresa podem entrar em contato através do telefone (21) 2242-6878.