quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

ENSINO SUPERIOR É GARANTIDO PELO CIEE-RJ E JOVENS CRIAM NOVAS EXPECTATIVAS DE VIDA

JOVENS COM ENSINO MÉDIO PODEM CONTINUAR SEUS ESTUDOS E GARANTIR MELHORES SALÁRIOS

Postado por OCTAVIANO ARAÚJO - PROJETO FORMIGAR

O ensino superior engloba faculdades, universidades, escolas técnicas e comerciais, bem como centros de desenvolvimento. A educação superior é importante para o desenvolvimento das pessoas, não só porque as prepara para uma carreira, mas também porque lhes proporciona uma ampla experiência de vida.

Com o objetivo de possibilitar o acesso à formação universitária gratuita e de qualidade de vida, por meio do desenvolvimento pessoal, profissional e cultural, com ênfase no planejamento de carreira e preparação para o vestibular/enem, o CIEE-RJ abre inscrições para seu Programa MAIS 2015.

CONHECIMENTO ACADÊMICO
Uma das funções mais importantes do ensino superior é ajudar o indivíduo a desenvolver  o conhecimento acadêmico necessário para ter sucesso em uma determinada carreira. Todas as carreiras exigem uma especialização em uma determinada área, e instituições de ensino como faculdades e universidades ajudam a transmitir conhecimento. Isto é importante para o desenvolvimento do indivíduo, pois faz com que ele se sinta confiante em sua área de atuação, o que é essencial para alcançar o sucesso.

HABILIDADES
Nem todo ensino superior, no entanto, é acadêmico. Algumas instituições de ensino superior, tais como escolas profissionalizantes e centros de desenvolvimento empresarial ou tecnológico, por exemplo, permitem que uma pessoa aprenda habilidades práticas necessárias para ter sucesso em uma carreira. Estas habilidades são importantes para o desenvolvimento individual, pois ajudam a pessoa desenvolver a habilidade necessária para ter sucesso em carreiras técnicas, como mecânica ou cosmetologia. Tais habilidades podem trazer realização pessoal e satisfação, bem como uma carreira de sucesso.

SOCIAL
O ensino superior também oferece muitos benefícios sociais. A maioria das faculdades, universidades e outras instituições de ensino superior oferece uma variedade de atividades extracurriculares e clubes para os estudantes. Estes grupos ajudam a promover interações sociais entre pessoas de diversas origens e com histórias de vida muito diferentes. Além disso, o ensino superior estimula os indivíduos a serem participantes ativos em suas comunidades e economias, e é provável que isto os acompanhe pelo resto da vida.

PESSOAL
O ensino superior também traz benefícios pessoais. Por exemplo, aqueles que têm diplomas de ensino superior ou certificados tendem a ter uma renda mais alta, o que permite que uma pessoa tenha mais opções no futuro, tais como poder escolher o trabalho que se adapta melhor ao seu estilo de vida, e o bairro em que gostaria de morar. Além disso, muitas pessoas encontram os seus cônjuges ou parceiros em instituições de ensino superior, provando que o ensino superior também proporciona o desenvolvimento das relações pessoais.

REQUISITOS DO CIEE-RJ:
PERFIL DO PÚBLICO:
- Faixa etária entre 16 e 24 anos;
- Concluintes do Ensino Médio em 2013 ou 2014 na rede pública de ensino;
- Afrodescendentes, prioritariamente;
- Oriundos de classes sociais populares;
- Disponibilidade de horário.

BENEFÍCIOS OFERECIDOS AOS PARTICIPANTES:
-  Material didático (fichário, estojo, camiseta, apostila);
-  Vale transporte (pré-vestibular e CIEE);
-  Cartão de alimentação (mediante 75% frequência);
- Certificado de conclusão do projeto (mediante 75% frequência).

CONTEÚDOS TRABALHADOS:
- Planejamento de Carreira;
- Orientação Profissional;
- Oficinas Culturais;
- Pré-vestibular;
- Outros.

MAIORES INFORMAÇÕES:
Telefones: CIEE Rio: 3213-9103 | 3213-9155 | E-mail: inscricaocpe@cieerj.org.br
Observação importante: caso sua instituição tenha interesse em receber nosso material impresso (folders ou cartazes), entre em contato conosco sinalizando o quantitativo  desejado.

Visite o site do CIEE: www.ciee.org.br
Facebook: www.facebook.com\cieeriodejaneiro


ENSINO SUPERIOR É GARANTIDO PELO CIEE-RJ