domingo, 12 de abril de 2015

CURSOS GRATUITOS SÃO OFERECIDOS PELA OI KABUM

INICIATIVA BUSCA A CAPACITAÇÃO DE JOVENS

Postado por OCTAVIANO ARAUJO - PROJETO FORMIGAR


A Oi Kabum está com as inscrições abertas para cursos gratuitos voltados para jovens de baixa renda e estudantes do Ensino Médio da Rede Público com idade entre 16 e 21 anos. Os cursos oferecidos são: Fotografia, Vídeo, Design Gráfico e Computação Gráfica.

As inscrições para a próxima turma será até o dia 19/04.

Sobre o curso:

Ø  Horário: 8h às 12h.

Ø  Programação: Todos os dias

Ø  Benefícios: Vale Transporte, alimentação e bolsa auxílio

Ø  Duração: 9 meses

Ø  Inscrições: www.oikabumrio.org.br

Ø  Mais informações e/ou dúvidas: 3131-9399

Sobre a Oi Kabum:

Oi Kabum! é uma escola que oferece cursos gratuitos para jovens de baixa renda, estudantes do Ensino Médio da rede pública, entre 16 e 21 anos. Não tem fins lucrativos, sendo totalmente financiada pelo instituto Oi Futuro, de responsabilidade social da empresa Oi. A parte pedagógica é de responsabilidade do Centro de Criação de Imagem Popular (CECIP), uma ONG que há 28 anos atua pelo fortalecimento da cidadania por meio da educação e da comunicação. Por isso a formação oferecida pela Oi Kabum! não é apenas técnica, mas também pessoal e social, para o desenvolvimento da autoestima, autonomia e participação da juventude popular urbana.

Formação de qualidade para jovens de baixa renda

Desde 2009, a Oi Kabum! vem conquistando reconhecimento pela qualidade da formação que oferece a jovens entre 16 e 21 anos. Mais de 250 jovens já passaram por essa escola de arte e tecnologia, e muitos deles hoje atuam profissionalmente no mercado de fotografia, design e produções audiovisuais no Rio de Janeiro.

Agora estão abertas as inscrições para as novas turmas da Oi Kabum!. São 60 vagas para os cursos de Computação Gráfica, Design Gráfico, Fotografia e Vídeo. A formação é intensa: são quatro horas de aulas diárias durante 9 meses. Além das áreas específicas, os jovens se dedicam a linguagens transversais como Web, História da Arte e Tecnologia, Oficina da Palavra e Arte Digital. A metodologia do curso baseia-se na aprendizagem por projetos, ou seja: os jovens aprendem as técnicas a partir de projetos artísticos de sua autoria. Por isso são convidados a refletir e debater sobre seus interesses e sua identidade, desenvolvem sua autonomia e responsabilidade e exercitam o senso crítico sobre questões sociais e de cidadania.

As produções dos jovens da Oi Kabum! são apresentadas em exposições e eles prosseguem atuando nos meios artísticos e culturais da cidade, por meio de projetos próprios, criação de coletivos e participação em editais.

O processo seletivo para as novas turmas da Oi Kabum! consiste em duas etapas. Primeiro os interessados devem se inscrever pelo site www.oikabumrio.org.br. Destes serão selecionados 180 jovens para participar da oficina Click, de experimentações multilinguagem, que tem 20 horas de duração e acontecerá entre maio e junho. Em julho sai a lista dos 60 selecionados para a formação básica, que começa em agosto. Todas as atividades são gratuitas e destinadas a jovens de baixa renda, que estejam cursando ou tenham concluído o Ensino Médio na rede pública de ensino.

A Oi Kabum! Escola de Arte e Tecnologia é um programa do Oi Futuro, instituto de responsabilidade social da Oi. No Rio de Janeiro, conta com a parceria do Centro de Criação de Imagem Popular (CECIP), organização que há 28 anos se dedica ao fortalecimento da cidadania por meio da educação e da comunicação. Há escolas Oi Kabum! também em Salvador, Recife e Belo Horizonte, sempre em parceria com ONGs locais.