terça-feira, 29 de janeiro de 2013

FORMAÇÃO DE ARTISTAS NO CAIS DO PORTO PARA JOVENS E ADOLESCENTES

A ATRIZ MARISA ORTH E O VISAGISTA GRINGO CARDIA OFERECEM OPORTUNIDADE EM OFICINAS DE CRIAÇÃO DE ESPETÁCULOS PELA ONG SPECTACULU.

Postado por FORMIGAR®

ONG Spectaculu oferece oportunidade à jovens e adolescentes. Foto: DIVULGAÇÃO
A Organização Não Governamental SPECTACULU – Escola Fábrica de Espetáculos, criada em 2000 por Gringo Cardia e Marisa Orth, é um celeiro de talentos e tem como premissa oportunizar formação profissional à jovens e adolescentes para o mundo artístico. Situada no Cais do Porto, reúne jovens de mais de 90 comunidades da periferia do Rio de Janeiro, incluindo Baixada Fluminense, Niterói e arredores. A escola tem como missão integrar o adolescente em situação de risco social, trabalhando sua consciência crítica, autoestima e direitos através de conhecimentos em arte e da preparação para o mercado de trabalho dos espetáculos, da imagem e da tecnologia.

A Spectaculu oferece oficinas técnicas gratuitas de qualificação profissional e construção cidadã a jovens de 17 a 21 anos, estudantes da rede pública de ensino e moradores de áreas de vulnerabilidade social. O Núcleo de Artes Cênicas engloba os cursos de “Iluminação Cênica”, “Montagem de Shows e Espetáculos” (Cenários), “Contrarregragem e Adereços”, “Figurino e Costura”, “Maquiagem” e “Cabelo”; já o Núcleo de Artes Visuais e Tecnologia oferece cursos de “Vitrinismo e Marketing Visual”, “Fotografia” e “Tratamento de Imagem”.

Gringo Cardia e Marisa Orth, fundadores da Spectaculu, posam para fotógrafos. Foto: DOMÍNIO PÚBLICO
Além da habilidade técnica, os dois núcleos contemplam a formação de consciência crítica através do suporte pedagógico oferecido nas oficinas da “Palavra” (reforço à prática da leitura, escrita e oralidade), “Filosofia” (temáticas sociais de direitos e identidades, cultura geral e informação) e “Olhar” (conhecimento de História da Arte e desenvolvimento do olhar criativo). O Núcleo de Artes Cênicas recebe também orientações da oficina de “VIC – Voz, Corpo e Interpretação Teatral” (desenvolvimento pessoal projetando voz, postura e criatividade).

A Spectaculu possui ainda uma central de trabalho, a Spectaculu Produções, que articula novos estágios e organiza os alunos formados na prestação de serviços. A escola apresenta resultados excelentes na inserção dos jovens no mercado cultural, gerando mais de 2.500 vagas em trabalhos fixos e temporários. Alguns alunos já viajaram em produções profissionais para o exterior (França, Inglaterra, Suíça, Alemanha e Estados Unidos), e muitos estão trabalhando em produtoras de audiovisual, eventos e teatro na cidade do Rio de Janeiro.

A escola conta com as parcerias do Centro Espacial Vik Muniz, Instituto Ayrton Senna/ NC Energia, L’Oréal Brasil, Louis Vuitton, Grupo Iguatemi, Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro/Ponto de Cultura, Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro, além de parcerias individuais com artistas e profissionais liberais. Conta também com o Apoio da Sociedade Brasileira Cultura Inglesa, SESC Madureira, PS Contax & Associados e Ikoporan.

Os critérios para inscrição de alunos são:
- Ter entre 17 (completos) e 21 anos (até 25 anos somente para o curso de Vitrinismo e Marketing Visual);
- Ser morador de área de vulnerabilidade social;
- Ser estudante ou ter concluído o Ensino Médio na rede pública;
- Ter disponibilidade de 2ª a 6ª, nos horários de 8:00 às 12:30h ou de 13:45 às 17:30h.

A escola está permanentemente com inscrições abertas para seleção. Os cursos são GRATUITOS, e todos os alunos recebem por mês uma bolsa-auxílio e 2 alimentações diárias (almoço e lanche ou café e almoço).