sexta-feira, 29 de junho de 2012

RIO+LIMPO NO MORRO DA COROA TRAZ CLÍNICA DA FAMÍLIA SÉRGIO VIEIRA DE MELLO

AÇÃO DE LIMPEZA NO MORRO DA COROA CONTARÁ TAMBÉM COM AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE.

Postado por LEANDRO ANTONIO

Convidada à participar do mutirão de limpeza em nossa comunidade, a Clínica da Família Sérgio Vieira de Mello leva os seus Agentes Comunitários de Saúde para auxiliar os moradores na faxina da comunidade. O mega evento é resultado da junção de várias forças e os agentes também farão esforços em prol dessa comunidade.

O Rio+Limpo é uma iniciativa do RJTV e da Globo Rio, em parceria com a sociedade civil, a Comlurb, o Corpo de Bombeiros - CBMERJ, os fuzileiros navais, o Movimento Rio Eu Amo Eu Cuido, a Central Única das Favelas (Cufa) e a Prefeitura do Rio de Janeiro. Em denúncias de postagens anteriores aqui do blog, vemos que há diversos problemas de acúmulo de lixo em destroços da obra que está acontecendo aqui na área. Vários moradores se mostraram insatisfeitos com o processo. Como exemplo dessa insatisfação, expomos o caso da moradora Rosalina M. S. O (Nina), quem compareceu à reunião estratégica na Associação de Moradores, realizada em 27/06, e prevê um problema que as empresas responsáveis, aparentemente, não estão percebendo: o desrespeito à organização da coleta de lixo se tivermos uma área designada para isso dentro da comunidade. "No muro de minha casa os ratos escalam parede e canos! Coisa que nunca vi na minha vida! É uma questão de tempo isso dar errado! Tem muito morador que é porco e larga a sacola de lixo em qualquer lugar! Por experiência anterior, nós sabemos que se colocarem as caçambas, esses moradores nem se preocuparão em abrir as tampas das caçambas! É um absurdo!" reclama Nina.

A Secretaria Municipal de Obras (http://www.rio.rj.gov.br/web/smo/), no entanto, se defende: "-Caso isso aconteça, Dona Nina, nós removeremos a estrutura e mudaremos a logística. Por isso dessa reunião ser tão importante! Gostaríamos até de convidá-la à fazer parte da Comissão que se reunirá mensalmente e porá em pauta todos os avanços ou regressos!" informa Tatiana Silva, representante da secretaria. Nina organiza ainda um Abaixo Assinado pra mostrar a insatisfação do moradores, além da faixas e cartazes.

A praça do Gordo que será o local principal de dedicação da faxina, já tem sua área limpa pelos garis nestes dias que antecederam o mutirão. Resta-nos saber onde será a faxina? Onde será o mutirão? A praça do atalho, uma importante via de acesso para os idosos, pois é uma ladeira pouco íngreme de baixos degraus, está tomada por esgoto, lixo sobre os entulhos da obra, madeiras e diversos bens inservíveis: Por que não fazer a faxina nesta área logo? Segundo a Secretaria, na pessoa da Tatiana Silva, serão feitas outras ações de limpeza na comunidade porém não tão divulgada mas com a participação da comunidade. Chamemos a atenção então daqueles que tem o mau hábito de jogar o seu lixo em qualquer lugar, moradores.

No dia 30/06, sábado, a ação terá como ponto de encontro a creche Lily Marinho à partir de 08:30h e pretende concentrar cerca de 100 voluntários externos à comunidade além dos cerca de 200 convocados das forças militares e entidades e os Agentes Comunitários de Saúde. Lá serão distribuídas as luvas e objetos de proteção como pás, sacos plásticos e etc. É muito importante comparecer pra ajudar usando calçado fechado, tipo tênis, usar protetor solar e se hidratar com bastante água! Moradores e amigos do morro vamos por mãos à obra? Vamos colaborar com nossa saúde? Só reclamar não adianta temos que pôr ordem em nossa própria casa! ...então VAMOS QUE VAMOS!